segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Enigma da Atlântida


Talvez todos nós já tivemos a oportunidade de ler ou assistir algum programa na televisão falando sobre a Atlântida. Mas poucas pessoas sabem realmente como é esta lenda e como ela surgiu. Por isto, vamos apresentar aqui os pormenores deste grande enigma da história da humanidade:
Segundo as lendas, a Atlântida foi um continente, ou uma grande ilha que existiu no Oceano Atlântico e estava localizada em frente ao Estreito de Gibraltar, que antigamente era conhecido como "As colunas de Hércules", (vide no mapa ascima a suposta localização da Atlântida). Esta grande ilha abrigava uma civilização muito desenvolvida e conhecedora de várias artes e ofícios. 
Esta ilha teria sido destruída por um grande cataclisma, ocorrido cerca de 11.000 anos atrás, e os seus habitantes teriam sido mortos e também se espalharam por outras regiões. Alguns teriam ido para o Mar Mediterrâneo, onde chegaram a guerrear com os atenienses, foram derrotados, e se espalharam pelas regiões que margeavam aquele mar interno.
Segundo os pesquisadores, um dos primeiros escritores a comentar sobre esta civilização foi o filósofo grego Platão. Platão escreveu dois diálogos, onde fala sobre a Atlântida, chamados "Timeu" e "Critias". Abaixo vemos um vídeo que descreve como esta história contada por Platão se espalhou:
O surgimento da lenda da Atlântida na antiga Grecia

Critias era um tio-avô de Platão, ou um primo da sua mãe, e lhe disse que ficou sabendo que o célebre administrador grego de Atenas, chamado Sólon, fez algumas anotações, em forma de poesia, sobre uma viagem que fez ao Egito, mais especificamente para o distrito de Saís, no delta do Rio Nilo. Neste local Sólon conversou com alguns sacerdotes da cidade de Saís e, um deles, de nome Thereupon, lhe falou sobre a existência e destruição da Ilha de Atlântis!
Assim, a informação sobre esta civilização passou do sacerdote egípcio Thereupon para Sólon, de Sólon para outras pessoas daquela época e acabou indo parar, anos mais tarde, nos ouvidos de Critias, um famoso político da época de Platão. Platão teve um diálogo com Critias, que ficou registrado no seu livro, e chegou até os nossos tempos! Esta lenda, contada pelo sacerdote Thereupon, se espalhou, e muitos livros sobre a Atlântida foram escritos e vendidos atraves dos tempos! Incrível, não é mesmo?
O fato é que na antiguidade já existiam muitas lendas falando de uma civilização avançada que teria sido destruída por um cataclisma, um grande maremoto, um terremoto ou a queda de um grande meteoro. Alguma pesquisas arqueológicas foram feitas para tentar achar a localização real desta enigmática ilha. Abaixo vemos um link da segunda parte do vídeo sobre Atlântida, que alguns pesquisadores acham ser a ilha de Thera:
Enorme explosão vulcânica que destruiu a civilização de Thera

A verdade é que as ruína de Atlântida nunca foram encontradas, muito embora sua lenda tenha permanecido viva até hoje! Muita coisa foi escrita sobre o assunto mas poucas pesquisas arqueológicas eficientes foram feitas. Abaixo vemos como as pesquisas em Thera estão sendo eficientemente realizadas, inclusive com computação gráfica:
Pesquisas e murais descobertos em Thera

Acompanhem os estudos arqueológicos feitos em Thera, e vejam como eles podem influenciar as interpretações históricas daquela época, no link do vídeo apresentado abaixo:
Estudos arqueológicos feitos em Thera

Sabemos que o desastre em Thera foi terrivel, mas ele também afetou a maioria dos moradores da grande ilha de Creta, dando início ao declínio da Civilização Cretense, como podemos ver no vídeo abaixo:
Como o tsunami vindo de Thera abalou a Ilha de Creta

Uma catástrofe desta dimensão não poderia mesmo ser apagada da memória e do imaginário popular dos povos da idade do bronze que viviam nos litorais do Mar Mediterrâneo. Acompanhem a última parte desta emocinante pesquisa histórica no link do vídeo abaixo:
Última parte da pesquisa nas ilhas de Thera e Creta

De qualquer forma sendo ou não Thera a real Atlântida de Platão, Sólon e Thereupon, ainda temos que elucidar muitos enigmas para que esta história se esclareça definitivamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui ou sugira um assunto histórico para ser pesquisado: